Glória: o bairro mais subestimado do Rio

Quem chega ao Rio costuma ir direto para Ipanema e Leblon. Faz sentido: são lindos, são famosos. Mas tem um bairro a poucos minutos do Santos Dumont, encostado no Aterro do Flamengo e de frente para a Baía de Guanabara, que a maioria das pessoas atravessa de carro sem perceber o que está deixando para trás.
É a Glória. E a gente conhece bem: é aqui que fica a sede da ÃMBA.
Um bairro fundado em 1699, e um ícone que voltou à vida
Em 1922, para o centenário da Independência, o Rio ganhou o Hotel Glória. Durante décadas, foi o endereço de presidentes, artistas e de quem visitava a cidade. Depois veio o declínio: o hotel fechou em 2008, passou por uma reforma interrompida, trocou de dono mais de uma vez e ficou dezoito anos em silêncio.
Em setembro de 2026, isso mudou. Depois de um retrofit de cerca de R$ 400 milhões, o antigo hotel foi entregue como Glória Residencial — os primeiros moradores receberam as chaves no mês passado. A fachada belle époque foi preservada, o antigo salão de festas foi transformado, e por trás dela nasceu um conjunto residencial com spa, piscinas externa e aquecida, academia, bar e rooftop e vista aberta para a baía e para os jardins de Burle Marx.
Quando um prédio desse porte volta a ter gente morando dentro, o bairro inteiro sente.
O que faz a Glória ser a Glória
O Outeiro da Glória. Lá no alto, a Igreja de Nossa Senhora da Glória do Outeiro, do século XVIII, branca, pequena e perfeita. Suba a ladeira no fim da tarde: a vista da baía lá de cima é um dos segredos mais bem guardados da cidade.
A Marina e o Aterro. O Parque do Flamengo começa praticamente na porta de casa — quilômetros de verde desenhados por Burle Marx, ciclovia, quadras, o MAM com seus pilotis de concreto e a beira d'água. No fim de 2025, as palmeiras talipot que Burle Marx plantou ali nos anos 60 floresceram pela primeira e única vez. A Marina da Glória fica logo ali, para quem gosta de barco ou só de ver o sol se pôr atrás dos mastros, e todo setembro recebe a ArtRio, uma das principais feiras de arte da América Latina.
As ruas de feira e de bairro. A Glória ainda tem aquela vida de vizinhança que muitos bairros da Zona Sul perderam: botequim de esquina, padaria que conhece o seu pedido. Sábado de manhã tem a Feira Orgânica, desde os anos 1990 em frente ao Castelinho da Glória (hoje Praça Camões). Domingo, a Feira da Glória toma a Augusto Severo: a maior feira livre do Rio, com mais de cem anos e roda de samba. E nos fins de semana, os blocos ensaiam no Aterro.
A localização. Este é o argumento que pouca gente faz, e que deveria ser o primeiro. Da Glória você está a minutos do Santos Dumont, do Centro, da Lapa e de Santa Teresa, com metrô na porta. Para quem divide a vida entre o Rio e o resto do mundo, isso muda tudo.
Onde beber, comer e encontrar gente
Nos últimos dois anos, a Glória virou o bairro onde a cena criativa do Rio vai à noite. Alguns dos nossos endereços preferidos:
Fatchia (Rua Benjamin Constant, 8). Pizza estilo Detroit, drinques e vinil num sobrado de três andares, pertinho do metrô. Começa como jantar e termina na pista.
Deja Vu (Rua do Russel, 344). Bar de vinhos e café com neon, móveis dos anos 60 a 80 e uma pequena livraria de arte lá dentro, a Glória ArtBooks. Taça a partir de R$ 16.
Taberna da Glória (Rua do Russel, 32A). O clássico do bairro: mesas de madeira na calçada, debaixo das árvores, onde Mário de Andrade já sentava.
Isca e Manchete (Rua do Russel, 724). Pintxos e frutos do mar de um lado, boteco de bairro do outro.
Bistrô da Casa (Ladeira da Glória, 98). Num casarão do século XVIII, com almoço à beira da piscina e brunch no fim de semana.
A Escadaria Selarón. A poucos minutos a pé, os famosos degraus de azulejos ligam a Lapa a Santa Teresa. De lá, a noite da Lapa, com roda de samba e música ao vivo, está logo ali.
Por que a gente aposta na Glória
A gente não acredita num Rio que se resume a dois ou três bairros “de gringo”. O Rio de verdade é maior que isso, e a Glória é a prova.
Do ponto de vista de quem compra, três coisas chamam atenção:
- O preço ainda não acompanhou a localização. O metro quadrado na Glória custa em média R$ 11.179, menos da metade de Ipanema (R$ 25.635) e do Leblon (R$ 27.312), mesmo estando mais perto do aeroporto, do Centro e da baía (ZAP Imóveis, outubro de 2026). E o aluguel praticamente dobrou em cinco anos (+91%, Secovi Rio), sinal de demanda forte por morar no bairro. A Glória ainda tem espaço para valorizar.
- Uma âncora de renovação. Projetos como o Glória Residencial costumam puxar o entorno junto: comércio, serviços, novos moradores.
- Patrimônio que não se repete. Ninguém vai construir outro prédio de 1922 de frente para a Baía de Guanabara. Escassez de verdade é isso.
O Glória Residencial na ÃMBA
Os 150 quartos do antigo hotel deram lugar a 266 apartamentos de 77 m² a 311 m², com até quatro suítes, distribuídos em três blocos: dois históricos, com fachadas preservadas e pés-direitos impressionantes, e um contemporâneo, com plantas flexíveis e lazer no rooftop. Na ÃMBA, as unidades começam em R$ 1.907.597 (ref. AP03PL). O metro quadrado ali fica em cerca do dobro da média do bairro, e não por acaso: é um produto novo, dentro de um prédio histórico que não se repete, com lazer completo.
Se quiser conhecer, a gente leva você — e aproveita para mostrar o bairro do jeito que a gente vive: subindo o Outeiro da Glória, passando na Marina, terminando num café na esquina.
Endereço que se torna sonho.
— Louis-Jérôme & Marco-Aurélio, ÃMBA
